Nota Breve

Podia ter chamado este blog "Reflexões de uma luso-americana"; escolhi "Mensagem numa garrafa" por desconhecer o destino das minhas palavras e o impacto que estas terão. Será escrito nas versões de português de Portugal (pelos menos da maneira que me recordo) e de inglês americano.

This blog could have been named "Musings of a Portuguese-American"; I chose "Message in a Bottle" as I will never know who my words will reach and the impact they'll have on all those strangers. It is being written in American English, as well as in Portuguese from Portugal.

4 de agosto de 2017

Ruminando



Image result for overthinkingQuando temos por hábito cismar sobre acontecimentos perturbadores, frustrantes ou angustiantes, para além de não resolvermos rigorosamente nada, ainda corremos o risco de ficarmos, desnecessariamente, ainda mais agitados, de alterarmos o nosso funcionamento cognitivo e de colocarmos a nossa saúde física e sanidade mental em perigo.

Mas isto não implica não ponderar sobre o que se passou e tentar aprender com qualquer erro eventualmente cometido. A isto chama-se introspecção e implica aprender e seguir em frente.

Cismar sobre acontecimentos desagradáveis é outra coisa. Tanto pode causar depressão, como pode prolongar a duração dos episódios depressivos que porventura já tenhamos. Cismar está associado a um elevado risco de abuso de álcool e de transtornos alimentares; pessoas com maior dificuldade em lidar com acontecimentos desagradáveis são frequentemente almas sensíveis que recorrem aos vícios para gerir os sentimentos angustiantes que tanto ruminar lhes provoca. Cismar intensifica a dor emocional e psicológica que já sentimos, dando origem a um ciclo vicioso que facilmente nos aprisiona. Cismar promove o pensamento negativo e compromete a resolução de problemas.

Cismar implica perder tempo e energia com um passado que não volta mais.

Eu tenho tendência para cismar e ruminar sobre todos os disparates que fiz ao longo da vida, sobretudo aqueles que resultaram em oportunidades perdidas – estou FARTA!!!... É uma luta constante pois reconheço que esta minha mania, de produtiva, nada tem. Quem me conhece bem diz, simplesmente, “Let it go; stop thinking; don’t be so sensitive; you’re too emotional; you’re too intense.” 

A vida ensinou-me que mudar a minha maneira de ser para agradar ou apaziguar seja quem for é contraproducente e um erro que, mais cedo ou mais tarde, acaba por sair pela culatra (ou me aceitas tal como eu sou, ou então vai pregar para outra freguesia)... e deixar de pensar é impossível.

Mas é possível ocupar a mente e o tempo com coisas que me dão prazer e é isso que tento fazer.

Ainda não consegui foi acabar com determinados pensamentos quando, à noite, deito a cabeça na almofada e a coisa que mais quero é esquecer. À noite é mais difícil destrair-me com outras coisas.

Saber distinguir entre cismar e introspecção requer um malabarismo numa corda muito estreita e, como tal, é preciso ter muito cuidado.

Don't think of what can go wrong, but what can go right. In many cases, overthinking is caused by a single emotion: fear. When you focus on all the negative things that might happen, it's easy to become paralyzed. Next time you sense that you are starting to spiral in that direction, stop.

Sem comentários:

Enviar um comentário

(Insultos e SPAM serão eliminados)