Nota Breve

Podia ter chamado este blog "Reflexões de uma luso-americana"; escolhi "Mensagem numa garrafa" por desconhecer o destino das minhas palavras e o impacto que estas terão. Será escrito nas versões de português de Portugal (pelos menos da maneira que me recordo) e de inglês americano.

This blog could have been named "Musings of a Portuguese-American"; I chose "Message in a Bottle" as I will never know who my words will reach and the impact they'll have on all those strangers. It is being written in American English, as well as in Portuguese from Portugal.

4 de agosto de 2017

A Solidão



A solidão cria uma profunda ferida psicológica que nos distorce as percepções e confunde o pensamento. A solidão faz-nos acreditar que aqueles em nosso redor importam-se muito menos por nós do que é realmente verdade.

A solidão torna-nos vulneráveis e faz com que tenhamos medo de nos aproximarmos dos outros porque, para quê expormo-nos a ainda mais rejeição, quando o coração já mal aguenta tanto sofrimento?

Mas a solidão é um tanto subjetiva. Podemos estar cercados por pessoas 24 horas por dia, 7 dias por semana e, ainda assim, viver em solidão; e também pode acontecer nem percebermos o quão sozinhos realmente estamos, precisamente porque nunca estamos completamente sós. No entanto, se estamos constantemente cercados por pessoas de quem nos sentimos emocionalmente e socialmente "desligados", estamos solitários. E este é o pior tipo de solidão. Este é um vazio que eu não desejo ao meu pior inimigo.

A solidão torna-nos miseráveis. Além de suprimir o sistema imunológico tornando-nos vulneráveis a todos os tipos de doenças, a solidão crónica também pode ser fatal. Tal qual a nicotina. Mas se maços de tabaco vêm com presságios macabros, por que não são os efeitos nocivos que a solidão pode incutir igualmente para consumo público?

À medida que nos tornamos cada vez melhores no cuidado dos nossos corpos físicos, por que não também aprender (e praticar) a higiene emocional?

Image result for urban solitude 

😢 Solidão urbana - uma realidade triste e contemporânea 😢
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

(Insultos e SPAM serão eliminados)