Nota Breve

Podia ter chamado este blog "Reflexões de uma luso-americana"; escolhi "Mensagem numa garrafa" por desconhecer o destino das minhas palavras e o impacto que estas terão. Será escrito nas versões de português de Portugal (pelos menos da maneira que me recordo) e de inglês americano.

This blog could have been named "Musings of a Portuguese-American"; I chose "Message in a Bottle" as I will never know who my words will reach and the impact they'll have on all those strangers. It is being written in American English, as well as in Portuguese from Portugal.

4 de setembro de 2015

O Óptimismo e a Gratidão



É importante reconhecermos o que temos de bom nas nossas vidas, mas, talvez ainda mais importante, é valorizar todos aqueles que diariamente nos tratam bem e todas aquelas pessoas que nos amam e a quem nós também amamos. 

Deviamos fazer um inventário das coisas boas ao nosso redor, caso contrário corremos o risco de nunca estarmos satisfeitos e, pior ainda, de sobrevivermos à vida sentindo-nos autênticos gatos hirtos, miseráveis e de coração empedernido.

Infelizmente, o que frequentemente acontece, é focarmo-nos nas coisas que não temos e gostariamos de ter e, mais doloroso ainda, é quando nos obcecamos com aqueles que tanto queriamos para nós mas que, por uma razão ou outra, deixaram de estar interessados. Dizem os religiosos que Deus escreve direito por linhas tortas e que Deus nunca fecha uma porta sem abrir uma janela; independentemente de se ser, ou não, crente, a verdade é que, ao perdermos tempo a desejar o que não temos, corremos um enorme risco: o de perder oportunidades e viver com ainda mais arrependimentos no futuro.
http://izquotes.com/quotes-pictures/quote-when-one-door-of-happiness-closes-another-opens-but-often-we-look-so-long-at-the-closed-door-that-helen-keller-243054.jpg

Dito isto: estou farta que me digam que todas as desilusões, agruras, obstáculos, e fracassos inerentes à vida são importantes fontes de sabedoria, força, perseverança, resiliência. Falam-me na necessidade de ser óptimista, na importância de encarar o futuro com pensamentos positivos e dizem-me que o passado não se refaz, que “A vida é uma viagem que se faz a olhar para a frente, aprendendo com o que vai ficando para trás.” Nessas alturas só me apetece gritar (a alto e a bom som): BASTA!!!... às vezes pergunto a mim própria se não seria preferível morrer estúpida, mas logo de seguida oiço aquela vozinha “chata” chamada consciência dizer, “Deixa-te de tretas. Lembra-te do que eras e do que te tornaste.” – e dou-lhes razão.

Obrigada a todos os que me ensinaram lições valiosas na vida, incluindo a todos os que tanta mágoa me causaram. Obrigada a todos os que, ao longo deste último meio século de existência, tanto carinho, atenção e amor têm mostrado para comigo. Cada um de vós tem sido extremamente importante para mim, todos vocês deixaram as vossas impressões digitais bem imprimidas no meu ADN, todos têm contribuido para aquilo em que me tornei.



Thank you.

Danke.
Merci.
 Villmols Merci .

Gracias.
Gratias Tibi.
Grazie.


Porque o bom e o mau são dois faróis igualmente importantes que nos apontam na direcção de um futuro brilhante…mas para que isso aconteça, é preciso acreditar.



Os ventos que às vezes nos tiram algo que amamos, são os mesmos que nos trazem algo que aprendemos a amar. Por isso não devemos chorar pelo que foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado.”  -- Bob Marley.

Sem comentários:

Enviar um comentário

(Insultos e SPAM serão eliminados)