Nota Breve

Podia ter chamado este blog "Reflexões de uma luso-americana"; escolhi "Mensagem numa garrafa" por desconhecer o destino das minhas palavras e o impacto que estas terão. Será escrito nas versões de português de Portugal (pelos menos da maneira que me recordo) e de inglês americano.

This blog could have been named "Musings of a Portuguese-American"; I chose "Message in a Bottle" as I will never know who my words will reach and the impact they'll have on all those strangers. It is being written in American English, as well as in Portuguese from Portugal.

2 de setembro de 2015

Ilusão de paz



Porque é que, apesar de um (aparente) desejo de paz no mundo, todos os dias são travadas guerras, todos os dias as pessoas fazem mal umas às outras e a si próprias? Porque é que, com cada dia que passa, cada vez mais a paz parece ser uma impossibilidade?

A chave para encontrar a paz é a transformação, tanto exterior como interior, uma pessoa de cada vez; até lá, nunca haverá paz de espírito individual, nunca haverá paz de espírito colectiva e nunca as negociações de paz, os acordos de paz, os movimentos pela paz produzirão efeitos duradouros.

Como alguém que me diz muito recentemente escreveu, é necessário “ir para lá da espuma das coisas e procurar nas raízes explicações para o que aconteceu e pistas para o futuro.” Só assim chegaremos ao busílis da questão, só assim compreenderemos verdadeiramente a razão de ser de tanta tristeza, mágoa, desgraça.

Até lá, a paz nunca passará de uma ilusão – a nossa e a dos outros.
http://www.brainyquote.com/photos/t/thomasakempis404656.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário

(Insultos e SPAM serão eliminados)