Nota Breve

Podia ter chamado este blog "Reflexões de uma luso-americana"; escolhi "Mensagem numa garrafa" por desconhecer o destino das minhas palavras e o impacto que estas terão. Será escrito nas versões de português de Portugal (pelos menos da maneira que me recordo) e de inglês americano.

This blog could have been named "Musings of a Portuguese-American"; I chose "Message in a Bottle" as I will never know who my words will reach and the impact they'll have on all those strangers. It is being written in American English, as well as in Portuguese from Portugal.

19 de outubro de 2014

Porque as outras pessoas não nos podem magoar



A maioria de nós assume que a nossa dor é o resultado de algo que alguém nos diz (ou deixa de dizer) ou que nos faz (ou deixa de fazer).  Isto não é verdade. 

Os outros não nos podem magoar, o que as outras pessoas se limitam a fazer é activar uma série de emoções/receios já presentes em nós, i.e., limitam-se a “carregar em certos botões” que todos trazemos dentro de nós ligados à dor. Refiro-me à dor do abandono, à dor da traição, à dor de sermos abusados, injustiçados, ou julgados…à dor da baixa auto-estima e depois convencermo-nos que a razão porque somos rejeitados é porque não prestamos para nada. É isto que as crianças sentem quando não são escolhidas no recreio pelos colegas para um jogo de grupo; é isto que os mais velhos podem sentir quando uma vaga muito cobiçada é preenchida por um outro trabalhador; e é isto também que muitos sentem quando o objecto das suas afeições prefere outra pessoa para uma relação íntima. Sermos rejeitados por pessoas que consideramos importantes para nós é uma dor deveras insuportável, precisamente porque aquele sentimento de “it’s because she’s better than me” vai direitinho ao botão da auto-estima. 

Mas isto é um erro, pois a pessoa que nos rejeitou não tem culpa nenhuma que tenhamos uma opinião tão baixa de nós próprios. Porque por muita tendência que tenhamos em sentir que a causa da nossa dor reside com a outra pessoa, o certo é que nós é que deixámos que nos “carregassem” nos tais botões.  Portanto, só nós é que podemos causar dano emocional a nós próprios. Nem ex-parceiros, nem amigos, nem conhecidos têm essa capacidade. A ilusão de que quem nos magoa são os outros é uma ilusão baseada nos nossos medos. E até encararmos esses medos e inseguranças de frente nunca deixaremos de sofrer e sentir ressentidos com as acções dos outros.

Demorou mas acho que, finalmente, entendi! Infelizmente (e como sempre) só após sofrer (ainda mais) um desgosto. Pena que tenha de ser sempre assim…

Sem comentários:

Enviar um comentário

(Insultos e SPAM serão eliminados)