Nota Breve

Podia ter chamado este blog "Reflexões de uma luso-americana"; escolhi "Mensagem numa garrafa" por desconhecer o destino das minhas palavras e o impacto que estas terão. Será escrito nas versões de português de Portugal (pelos menos da maneira que me recordo) e de inglês americano.

This blog could have been named "Musings of a Portuguese-American"; I chose "Message in a Bottle" as I will never know who my words will reach and the impact they'll have on all those strangers. It is being written in American English, as well as in Portuguese from Portugal.

4 de outubro de 2014

Mais uma razão para ter esperança nas futuras gerações



Cerca de 40 crianças numa escola primária de Salt Lake City (no Utah, um Estado predominantemente da religião mormom) viram as suas refeições serem-lhes retiradas das mãos e atiradas para o lixo devido a pagamentos em atraso; ou por esquecimento dos pais de pagarem o que devem, ou por falta de posses destes, o certo é que estas crianças foram humilhadas na presença dos colegas e ficaram sem comer. Este caso deu que falar devido ao elevado número de crianças afectadas de uma só vez, mas desde então ficou-se a saber que isto até não é nada raro. 

Por isso, já que os adultos não se estão para maçar, existe actualmente um movimento de crianças por este país fora que resolveu arregaçar as mangas e mitigar o problema:

1-) Quando um menino de  8 anos, residente no Michigan, viu a mesma coisa acontecer a um colega, começou a campanha "Pay It Forward: No Kid Goes Hungry " que visa a angariação de donativos e a reciclagem de latas e garrafas; até à data angariou 35.000 dólares.
2-) No Maine, duas melhores amigas também de 8 aninhos resolveram pedir artigos de mercearia para a despensa da escola em vez de presentes para o seus aniversários; os esforços e boa vontade destas amiguinhas resultaram em mais de 40.000 dólares, destinados a alimentar os outros colegas cujos pais não tem posses para isso. 

Felizmente, estas três crianças não são as únicas; infelizmente representam, ainda, a minoria. Casos destes deviam ter mais publicidade, mas o estigma e a vergonha de muitos pais leva-os a não apresentar queixa nem a divulgar estas poucas vergonhas. Mas assim como não se limpa uma casa varrendo o lixo para debaixo do tapete, não é escondendo ou ignorando problemas que estes se resolvem. Também há necessidade de mudar mentalidades. Infelizmente, também, é o facto de uma parte significativa da população acreditar que a culpa é de quem passa dificuldades, que se não fossem mandriões ou se não tivessem tomado as decisões erradas não se encontrariam hoje na situação precária que se encontram; agora amanhem-se. Serviços sociais? Para quê, sustentar malandros? Não com os meus impostos! Que deixem de ser preguiçosos, que deixem de ter filhos e que vão trabalhar!!! 

Com mentalidades destas nada se resolve. Se não for o cidadão comum a arregaçar as mangas e a gritar “BASTA!” problemas deste tipo nunca deixarão de existir, viveremos sempre numa sociedade podre e o conceito de justiça social nunca  passará de uma utopia. Admiro muito a iniciativa individual e, é precisamente por isso, que também admiro tanto estas crianças empreendedoras. Empreendorismo deste, sim!

YOU GO, KIDS! Keep up the good work, stay focused and don’t let the naysayers (often times just miserable souls seeking attention and trying to bring you down) derail your dreams.

Sem comentários:

Enviar um comentário

(Insultos e SPAM serão eliminados)