Nota Breve

Podia ter chamado este blog "Reflexões de uma luso-americana"; escolhi "Mensagem numa garrafa" por desconhecer o destino das minhas palavras e o impacto que estas terão. Será escrito nas versões de português de Portugal (pelos menos da maneira que me recordo) e de inglês americano.

This blog could have been named "Musings of a Portuguese-American"; I chose "Message in a Bottle" as I will never know who my words will reach and the impact they'll have on all those strangers. It is being written in American English, as well as in Portuguese from Portugal.

18 de julho de 2015

Necessidade de nadar



Aprendi a nadar e a furar ondas aos 7 anos nas águas de Monte Gordo no Algarve (obrigada tio Jaime!) mas existem filmes comigo, ainda bebé, ao colo da minha mãe naquelas águas sem fundo e cristalinas ao largo da costa da Madeira. Talvez por isso é que nunca tive medo da água. 

Pode ser que um dia consiga realizar o sonho de dividir o meu tempo entre uma casa no campo e outra à beira-mar mas, por enquanto, tenho de me resignar a viver longe da costa; isto (aliado à vida intensa que lido) faz com que as minhas idas à praia sejam praticamente inexistentes e que, em pleno verão, o tom da minha pele se assemelhe à de um copo de leite desenxabido e sem piada nenhuma mas faço os possíveis (e, por vezes, os impossíveis) para ir à piscina do ginásio a que pertenço pelo menos 3 vezes por semana. 

O exercício físico é essencial para o bem-estar mental e psicológico e, como diria o poeta romano Juvenal, “Mens sana in corpore sano.” 

Para mim, nadar é uma das formas mais eficazes de praticar meditação. É terapêutico; varre-me as teias de aranha do sotão e ajuda-me a tomar decisões. Sinto o mesmo quando ando de bicicleta, sempre que faço grandes caminhadas pelo meio da natureza ou enquanto escrevo manuais de treino; o mesmo que sentia nos meus tempos de estudante universitária quando pesquisava (e escrevia) sobre os mais variados temas: o tempo passa depressa e, no fim, sinto-me rejuvenescida e preparada para apagar novos fogos. Nadar, andar (a pé ou de bicicleta), ouvir música (sobretudo jazz e música clássica) escrever e ler, são as minhas principais fontes de relaxamento; fazem-me bem à alma. 

Gostaria de poder fazê-lo todos os dias:

[ I also like the sounds in an indoor pool; heck, I even like the smell of chlorine! ]

Sem comentários:

Enviar um comentário

(Insultos e SPAM serão eliminados)