Nota Breve

Podia ter chamado este blog "Reflexões de uma luso-americana"; escolhi "Mensagem numa garrafa" por desconhecer o destino das minhas palavras e o impacto que estas terão. Será escrito nas versões de português de Portugal (pelos menos da maneira que me recordo) e de inglês americano.

This blog could have been named "Musings of a Portuguese-American"; I chose "Message in a Bottle" as I will never know who my words will reach and the impact they'll have on all those strangers. It is being written in American English, as well as in Portuguese from Portugal.

20 de dezembro de 2015

Boas festas tristes

Para uma época do ano em que é suposto andarmos todos solidários e felizes da vida, existem muitas pessoas a sofrer dos "holiday blues" e, até mesmo, de depressão. Uma coisa é a depressão sazonal que afecta desde um quarto a metade dos habitantes dos lugares menos solarengos do hemisfério Norte, outra é a depressão "induzida" pelos stresses desta sociedade hiper-competitiva, consumista e individualista, aliada ao esforço de certos políticos porcos e inescrupulosos empenhados em atiçar o medo para obter o poder. Tudo isto exacerbado por dificuldades económicas, porém vivido lado a lado com imagens tipo Hallmark a projectarem solidariedade, felicidade, riqueza, paz e amor.

Esta incompatibilidade entre as expectativas e a realidade só serve para causar ainda mais confusão o que, por sua vez, resulta em ainda mais raiva, tristeza, desespero e aumenta ainda mais todo o conflito social e psicológico de que não temos falta. 

E é este "business as usual" que de ano para ano me mete cada vez mais nojo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

(Insultos e SPAM serão eliminados)