Nota Breve

Podia ter chamado este blog "Reflexões de uma luso-americana"; escolhi "Mensagem numa garrafa" por desconhecer o destino das minhas palavras e o impacto que estas terão. Será escrito nas versões de português de Portugal (pelos menos da maneira que me recordo) e de inglês americano.

This blog could have been named "Musings of a Portuguese-American"; I chose "Message in a Bottle" as I will never know who my words will reach and the impact they'll have on all those strangers. It is being written in American English, as well as in Portuguese from Portugal.

21 de fevereiro de 2016

Encantamento Trump



O meu desdém por Donald Trump tem-me impedido de apreciar o serviço público que este senhor (com um “s” bem minúsculo) tem feito: o de expor (ainda que involuntariamente) toda a intolerância, ignorância e hipocrisia entranhada na alma de tantos dos meus concidadãos.

Mas também percebo o fascínio - até um certo ponto. O povo americano está FARTO! Farto das politiquices do costume, farto de trabalhar como um louco para receber cada vez menos, farto de mentiras e falsas promessas. As pessoas vêem-se obrigadas a apresentarem uma atitude positiva e semblante prazenteiro ao público, enquanto o mundo privado de muito boa gente desmorona: cada vez mais stress, ansiedade, divórcios, toxicodependência - álcool, medicamentos, opiáceos.

Ninguém no Partido Republicano o impede de dizer seja lá o que for. Ele é suficientemente rico para não precisar deles. Ele insulta tudo e todos, não discrimina quanto a isso, e não está financeiramente dependente de nenhum grupo com agenda própria. O homem não tem, portanto, nada a perder. E aí, a meu ver, reside a atracção. Aliás, tenho ouvido muitas das pessoas encantadas com o senhor Trump dizer precisamente isso, “He says what a lot of us are thinking.” O facto de que a grande maioria do que sai da boca da criatura não passarem de baboseiradas parece despercebido a um sector substancial da população. 

E é precisamente por não ter nada a perder que francamente acho que se está nas tintas se não ganhar  as eleições. Este homem é um narcisista da pior categoria, deprivado de uma gota que seja de humildade. Mas é muito esperto, e sabe-se aproveitar dos medos e frustações do eleitorado.  Eu acho que o que ele vende mais é a sua postura belicosa, um espelho do que se passa dentro da alma de tantos americanos. Eu acho que se muitos dos admiradores do senhor Trump pusessem os seus medos e ira de lado para pensarem nas consequências desastrosas para os Estados Unidos e para o Mundo das políticas que este sujeito advoga, que ele não teria o sucesso que tem tido até aqui.

E depois, há isto:

Sem comentários:

Enviar um comentário

(Insultos e SPAM serão eliminados)