Nota Breve

Podia ter chamado este blog "Reflexões de uma luso-americana"; escolhi "Mensagem numa garrafa" por desconhecer o destino das minhas palavras e o impacto que estas terão. Será escrito nas versões de português de Portugal (pelos menos da maneira que me recordo) e de inglês americano.

This blog could have been named "Musings of a Portuguese-American"; I chose "Message in a Bottle" as I will never know who my words will reach and the impact they'll have on all those strangers. It is being written in American English, as well as in Portuguese from Portugal.

22 de janeiro de 2016

Fantasiando



Sonhar acordado, fantasiar, divagar nos pensamentos… quem o não faz?... pode ser tanto uma benção como uma maldição, consoante a realidade ao nosso redor. O tédio e a indolência não são os únicos ingredientes necessários para se sonhar acordado. Numerosos estudos sobre esta actividade oferecem uma visão fascinante de como o cérebro funciona e dizem muito sobre cada um de nós como indivíduos; por exemplo:

1-) Com o passar dos anos a nossa propensão para fantasiar e sonhar acordado diminui.

2-) O modo como sonhamos também muda com o passar dos anos. A estrutura e conexões nervosas do cérebro mudam à medida que este se desenvolve e amadurece, o que significa que a nossa forma de sonhar hoje é diferente de como o fazíamos em crianças.

3-) Ao oscilar constantemente entre os seus dois modos de pensar (o analítico, que lida com factos e lógica; e o empático, que lida com as emoções e a intuição ) sonhar acordado é capaz de provocar alterações profundas e duradouras no cérebro.

4-) Sonhar acordado permite ao cérebro "conversar" consigo mesmo. Precisamente por não estar exclusivamente empenhado num tipo de pensamento (nem 100% analítico, nem 100% empático) ao sonharmos acordados o nosso cérebro ajuda-nos a abordar o mesmo problema por duas perspectivas diferentes, a ver os dois lados da mesma questão, a sermos mais criativos e, consequentemente, a tomar melhores decisões.

5-) As crianças e os adolescentes precisam de o fazer, na medida em que os ajuda a experimentar com identidades diferentes e a explorar caminhos diferentes dentro da segurança de suas próprias cabeças. Isto é especialmente importante para os adolescentes, uma vez que sonhar acordado ajuda-os a lidar com uma infinidade de novas e intensas emoções.

6-) Porque sonhar acordado é uma forma de escapismo, temos geralmente tendência para “perder mais tempo” a sonhar acordados quando andamos mais stressados. E embora não seja fugindo dos problemas que estes se resolvem, a verdade é que este tipo de “escape” pode-nos ajudar a encontrar mais rapidamente uma solução para esses mesmos problemas.

7-) Geralmente sonhamos sobre as mesmas coisas; por exemplo: pessoas que sofrem de ansiedade por motivos financeiros (ou por maus ambientes no trabalho) podem estar sempre a sonhar no que fariam se ganhassem a lotaria e quem deseja ser famoso fá-lo, geralmente, devido a uma necessidade de ser reconhecido. Em suma: a maioria das pessoas sonha com soluções para as suas necessidades básicas, e todos estes sonhos refletem questões que todos nós enfrentamos.

8-) Contrariando a crença popular, sonhar acordado não faz de nós pasmadinhos, inconscientes, aparvalhados ou irresponsáveis – antes pelo contrário: vários estudos científicos mostram que pessoas que sonham acordadas têm uma vantagem quando se trata de encontrar uma solução criativa para problemas.
 http://dailyhp.wpengine.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2014-07-16-5-ways-daydreaming-enhances-memory-and-boosts-creativity-infographic.jpg9-) Mas nem tudo é positivo.  Ao sonharmos acordados, podemos perder noção do tempo e das coisas. E isto pode ser um problema.  E daí ser necessário saber o momento adequado para nos envolvermos nesta actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

(Insultos e SPAM serão eliminados)